
Equipe GEPMU
Team
Nossa equipe é formada por estudantes da graduação e pós graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, que se interessam pelas musicalidades e seu contexto geral, além de terem como objetivo comum o resgate da cultura tradicional de determinadas comunidades pela sonoridade.

Giovane do Nascimento
Possui doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua na área de Fundamentos da Educação e desenvolve pesquisas tratando de temas como: Modos de vida, percepção (linguagem musical e sonoridades), cultura e criação. Membro da Rede Internacional de Estudos Culturais – (RIEC) – Coordena o grupo de estudos e práticas musicais (GEPMU- UENF) e integra a equipe de pesquisadores do PEA- Pescarte (Ibama-Uenf – Petrobrás) coordenando a linha de pesquisa “Saberes e fazeres tradicionais das comunidades pesqueiras litorâneas da Região dos Lagos”; bolsista do programa Cientista do Nosso Estado/ (CNE- FAPERJ) e atual Diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense.
%2017_11_22_03d83f6a.jpg)
Fernanda Morales
Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), especialista em Educação Musical pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC) e especialista em Ensino de Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), Licenciada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Práticas Musicais (GEPMU) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua como docente do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Guarus, e, possui experiência no ensino de arte, com ênfase na educação musical e etnomusicologia.
%2017_11_22_198d1e22.jpg)
Bito Jazin
Graduanda de Ciências Sociais pela UFF no polo de Campos dos Goytacazes, atua como artista, poeta, cantora e escritora. Bolsista do projeto de extensão “Gestão Cultural” da UENF, desenvolve trabalhos de consultorias para fazedores de cultura, elaboração de projetos culturais, monitoramento de editais de cultura e produção de eventos em geral. Participa de modo voluntário no projeto de extensão "Expressões Culturais do Interior" da UENF.
%2017_11_22_525aab98.jpg)
Jeremias Nazário
Músico, arranjador, produtor musical e quilombola da comunidade Rasa, em Armação dos Búzios - RJ. Jeremias traz em sua música a força de suas raízes e a sensibilidade de uma trajetória construída com dedicação e afeto. Sua expressão sonora se destaca em composições autorais no estilo Blue Jazz. Atualmente, integra o projeto “Expressões Culturais do Interior” da UENF, contribuindo para a identificação e valorização das canções antigas dos quilombolas da Rasa.
%2017_11_21_232db5f0.jpg)
Amanda Melo Hambrich
Formada no magistério e graduanda em Licenciatura em Pedagogia na UENF, tem como foco de pesquisa os processos de transmissão do saber nas expressões culturais, relacionando a pedagogia e as tradições. Participa como bolsista de extensão do projeto “Expressões Culturais do Interior” da UENF, contribuindo com a organização das ações, registros, escritas e elaboração das oficinas. Atualmente também compõem a equipe da Diretoria de Cultura da Casa Villa Maria/UENF.

Jéssica Oliveira
Doutora em Cognição e Linguagem, mestra em Politicas Sociais e Pedagoga. Realiza pesquisas com ênfase na Diáspora Africana, Educação de Axé, Expressões Culturais de Origem Negra, Raça, Feminismo Negro e Crimes Socioambientais.
%2017_11_21_93d313d7.jpg)
Elisabeth Rocha
Doutora em Educação (UFF), mestra em Planejamento Regional e Gestão da Cidade (UCAM), especialista em Arte, Educação e Recreação (UNIFLU), e, graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística/Música (UNIRIO). Atuou como docente de Arte - Música no IFFluminense, coordenando projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Arte, Educação e Cultura, e, ministrando aulas no ensino médio, técnico e superior, nos cursos de licenciaturas em Música e Teatro. Atualmente integra a equipe da Diretoria de Cultura da Casa Villa Maria/UENF.
%2017_11_22_29709c88.jpg)
Tiago Fernandes
Psicólogo, mestre em alimentação, nutrição e saúde (PPGANS- UERJ). Doutor em ciências (PPGANS-UERJ) - instituto de nutrição da UERJ. Desenvolveu pesquisas em representação social da loucura, análise de discurso, obesidade, saúde e cultura, memória social, culinária caiçara e tradições culturais da pesca. Atua na elaboração de projetos na diretoria de cultura da UENF, também como produtor VILLA MARIA (UENF). Colabora com o GEPMU-UENF desde 2022. Se interessa por Alimentação, comida, cozinhas, culinárias, pancs, pesca & agricultura familiar, feiras, mercados, quitandas e botecos enquanto produção humana. Atualmente trabalha no Filme TODA FEIRA como diretor e roteirista.

Izabela Petralha
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, faz parte do Centro Acadêmico da UENF e atua no Escritório de Cultura da UENF, sendo esse uma ação da Diretoria de Cultura da UENF e também vinculado ao Projeto de Extensão “Gestão Cultural de UENF” atuando como voluntária. Bolsista de fomento CNPq no programa de Iniciação Científica com o projeto “Mana-Chica de Gargaú: uma expressão cultural em risco?” iniciado em 2024. Atuou também no projeto de extensão “Culturas do Interior: mapeamento sonoro das expressões culturais em Armação dos Búzios” iniciado no ano de 2022.
%2017_11_22_abf54d5f.jpg)
Clara Chaves
Mestra em Políticas Sociais, Pedagoga (UENF), Agente de Desenvolvimento Socioambiental (IFF) e Pós-Graduanda em Comunicação e Marketing (PUC), tem como foco de pesquisa a investigação da relação entre educação, ambiente e comunicação na esfera do licenciamento ambiental federal de petróleo e gás sob perspectivas decoloniais e críticas. Atualmente está como bolsista pesquisadora no Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais - Parmis (MARéSS/FURG), além de ter participado de projetos de compensação e mitigação de impactos ambientais, tais como: Projeto Embarque, Projeto Guardiãs das Tradições Pesqueiras e Projeto Pescarte, voltados à justiça socioambiental e preservação de conhecimentos tradicionais pesqueiros. Os trabalhos relacionados articulam referenciais que vão desde Pedagogias Decoloniais passando pela Ecologia Política, pela Comunicação Popular, Educomunicação, Turismo Predatório e Ecologia dos saberes, combinando análise crítica do discurso e etnografia para examinar assimetrias de poder no sistema mundo moderno colonial. Com experiência em ensino, pesquisa e extensão utiliza-se da pesquisa-ação, educomunicação e advocacy em políticas socioambientais, unindo teoria e prática em defesa de epistemologias não hegemônicas.